
31.08.2016 | Maria Antônia Hagge

O romance Dois irmãos narra a história de irmãos gêmeos,Yaqub e Omar,e suas desavenças. Apesar de serem idênticos na aparência, são completamente diferentes na personalidade. A história dos gemêos pode ser comparada com a de Caim e Abel, personagens bíblicos,o que garante ao texto uma intertextualidade.
Omar,o mais novo dos irmãos, é uma personagem plana, pois sua personalidade boêmia não mudou no decorrer do texto, já Yaqub é uma personagem esférica, pois após sua volta do Líbano, este mostrou uma mudança em sua personalidade, o que o fez alimentar mais seu ódio pelo irmão.
Essa obra é narrada em primeira pessoa, o narrador é Nael o filho de Domingas,este narra de acordo com suas percepções e memórias de cada um dos personagens do romance.O desenrolar da história ocorre em vários lugares de Manaus, mas principalmente na casa dos gêmeos, na loja de Halim e nos bares da cidade. Além dessas localidades,uma que foi importante na vida de um dos personagens é o Líbano,onde morou Yaqub durante parte da infância.
No livro,não há um tempo cronológico,pois os eventos não ocorreram na ordem que foram contados.Além disso, o romance conta com diversos relatos do passado, mas são citados como se tivessem acontecido no presente.
Personagens:
-
Nael – narrador da história,sua identidade não é revelada no início da narrativa,deixando o leitor na dúvida sobre sua indentidade. É filho da índia Domingas, empregada da casa, com Omar.
-
Omar – um dos gêmeos, é o menino caçula da casa.Sua relação com sua mãe é muito íntima,esta o mima e realiza todos seus desejos.Porém tem muitas desavenças com seu pai e o irmão. Omar é inconsequente,boêmio e preguiçoso.
-
Yaqub – irmão gêmeo de Omar. Tímido e estudioso;sempre sofreu,mesmo que não aparente,a preferência da mãe por Omar.
-
Zana – mãe dos gêmeos e de Rânia,casou cedo com seu marido Halim.É apaixonada por seu filho Omar,seu preferindo entre os filhos.Possui um temperamento muito forte e vontade de ver seus filhos convivendo em harmonia.
-
Halim – marido de Zana,é apaixonado por sua mulher;sente falta da atenção da mesma,pois perdeu espaço com a chegada dos filhos;ele chega a sentir ciúmes da relação estreita da mulher com Omar.
-
Rânia – irmã mais nova dos gêmeos,não se casa para dedicar-se ao comercio do pai.Possui uma estranha afeição pelos irmãos,que pode beirar o incesto.
-
Domingas – índia que Halim e Zana haviam recebido de um orfanato de freiras ainda criança.É empregada da família e mãe de Nael,o narrador.