
Autor de quatro romances premiados, ex-professor de literatura francesa da Universidade Federal do Amazonas e arquiteto por formação, Milton Assi Hatoum, nasceu em Manaus, capital do Amazonas, em 19 de Agosto de 1952. Aos 18 anos, morou em São Paulo, cidade na qual formou-se em arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, trabalhou como jornalista cultural, foi professor universitário de História da Arquitetura e que futuramente(1998)viria ser o lugar no qual o escritor residiria.
Em 1980, viajou para a Espanha, pois lhe foi concedida uma bolsa de estudo na Europa, onde morou em Madrid e Barcelona. Logo depois, passou três anos em Paris estudando literatura comparada na Sorbonne.
Aos 37 anos(1989),publicou seu primeiro romance, Relato de um certo Oriente, vencedor do prêmio Jabuti de melhor romance. Em 2000, publicou o romance Dois irmãos, o qual igualmente ganhou o prêmio Jabuti em 3° lugar na categoria de romance e lhe rendeu ser um dos finalistas do Prêmio Multicultural do Estadão. Em 2005, publicou seu terceiro romance, Cinzas do Norte, este ganhando o Prêmio Portugal Telecom, o Prêmio Jabuti/2006 de melhor romance, o Prêmio Livro do Ano da CBL e o Prêmio BRAVO! de literatura.
Em 2008, publicou Órfãos do Eldorado, obra que lhe rendeu o Prêmio Jabuti em 2° lugar na categoria de romance. Logo depois, em 2009, publicou o livro de contos A cidade ilhada. Em 2013, publicou Um solitário à espreita, este sendo um livro de crônicas. Todos os seus livros foram publicados pela Companhia de Letras.
Atualmente,Milton Hatoum mora em São Paulo e possui obras traduzidas em 12 línguas e publicadas em 14 países.
