top of page

24.08.2016 | Maria Antônia Hagge

Escrito por Milton Hatoum, grande figura da literatura do norte do Brasil, o romance Dois irmãos é um livro que retrata a vida de uma família de descendência árabe que reside em Manaus. Esse ciclo familiar é recheado de intrigas,segredos,ciúmes e invejas. A história foca na relação conturbada dos gêmeos Yaqub e Omar, que mesmo tendo compartilhado o ventre de sua mãe Zana, não compartilham nenhuma semelhança em sua personalidade.

 

O mais velho dos gêmeos,Yaqub, é uma figura introvertida e calada, porém essa timidez esconde uma grande inteligência. Já o segundo irmão, Omar é extremamente carismático,boêmio e inconsequente,um verdadeiro “bon vivant”. Os irmãos nunca se entenderam,e em parte a culpada dessas desavenças era a própria mãe dos gêmeos que não esconde,em nenhuma parte da narrativa, a sua preferência pelo filho mais novo, Omar.

Além dois gêmeos, Zana e Halim tiveram uma filha chamada Rânia. A menina,por ter herdado os  traços árabes  dos pais, é de extrema beleza e muito cobiçada pelos rapazes. Porém, assim como Yaqub não recebe muita atenção de sua mãe,a moça é tratada da mesma maneira, justamente pelo fato de Zana sempre andar muito ocupada fazendo os caprichos do caçula. Um fato curioso está no  peculiar sentimento que Rânia sentia pelos irmãos, um certo amor exacerbado que passa do fraternal e chega á beira do incesto.

Assim como em muito livros do autor,a historia é ambientada em Manaus, mais precisamente no centro da cidade, onde Halim possuía um negócio. Tal personagem se mostra ser uma figura calma e contida mas,por trás disso, Halim é fervoroso em sua paixão por Zana, ele nutre por sua mulher um amor de tamanho inestimável,chegando a ter ciúmes do filho mais novo por exercer tanto da atenção de sua mulher.Isto é fator para que o filho favorito de Halim seja Yaqub,que ao contrário de seu irmão, não tem o mesmo vínculo com Zana.

Outra personagem de importância crucial na historia é Domingas,a  empregada da família,esta mora com seu filho Nael em uma casinha nos fundos do casarão da família. O último, é peça chave na história por ser o narrador da trama,o jovem é também filho de um dos gêmeos porém não sabe qual,o menino espera que Yaqub seja seu pai pois sempre o admirou e via nele uma imagem paterna, muitas vezes correspondida através da maneira amável com que Yaqub o tratava. Entretanto a fantasia do menino se reduz a realidade de que seu verdadeiro pai era o oposto de suas expectativas,o outro gêmeo,Omar.

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2016 por Suspiros do Norte | Criado pelo 2° ano de Informática para Internet da Fundação Nokia

bottom of page