
05.10.2016 | Thiago Luiz

1. Varandas da Eva
Temática: Amor na adolescência.
Personagens: Ranulfo, Minotauro, Gerinélson, Tarso, Tia Mira.
Síntese: O narrador-personagem conta uma história de sua infância, que foi sua primeira ida a um bordel chamado Varandas da Eva, e naquele local passou sua primeira noite com uma mulher misteriosa. Este com os amigos, Minotauro(o mais forte da turma, com uma voz de pré-adolescente), Gerinélson(paciente e calmo)e Tarso(parecia ser o mais humilde da turma, não entrou no bordel).
A ida a bordel foi financiada pelo Tio Ranulfo.Lá ele se encontra com uma mulher misteriosa e ela o ensina a fazer de tudo. Esse personagem sempre voltou no bordel mas nunca encontrou a mulher novamente. Quando a maturidade chega, ele se muda e se distancia de seus amigos, o único que cruzou seu caminho outras vezes foi o Minotauro. Já envelhecido ele avista Tarso entregando uma cesta para uma mulher, que era a mãe de Tarso e a mesma que transformou o protagonista em homem. Ele ficou onde estava relembrando.
2. Uma estrangeira da nossa rua
Temática: Amor na adolescência
Personagens: Lyris, Doherty, Alba, o narrador
Síntese: O narrador volta à sua casa, muito tempo depois, agora adulto relembrando do seu antigo amor que tivera na época. Era uma moça da família dos Doherty, uma família estrangeira que ele não sabia exatamente de onde eles eram.
O narrador conta que Lyris(o antigo amor dele) , sua irmã, Doherty(pai) e Alba(mãe/ esposa) eram afáveis. Certa vez o protagonista vê, com um binóculo, Lyris lendo um livro pelada em sua cama. Meses depois ele conversa com ela pela primeira vez e ganha um beijo dela. A moça sempre o convidava para ir na casa dela mas este nunca ia por ter medo do Doherty. Certo dia os Doherty tinham desaparecido. Tempos depois ele recebe uma carta de Lyris da Tailândia.
3. Uma carta de Bancroft
Temática: sonho, coincidência, literatura brasileira
Personagens: um escritor amazonense.
Síntese: O narrador está nos Estados Unidos na cidade de Bancroft e vai até uma biblioteca da cidade e encontra uma carta do escritor Euclides da Cunha, enviada por um amigo chamado Alberto Rangel, que estava no Rio de Janeiro.
O protagonista comenta que Manaus o persegue. A carta dizia que Euclides havia sonhado que esta estava povoada por europeus, e que haviam devastado a área, dentro do sonho Euclides decide ir para casa,até quando passa pela frente de um enterro de um oficial assassinado pela sua amante.
4. Um oriental na vastidão
Temática: Manaus, natureza, estrangeirismo, pesquisa
Personagens: A pesquisadora e Kasuki Kurokawa
Síntese: Kazuki era um pesquisador que veio fazer um passeio pelo rio Negro e disse que queria ir sozinho, mas na próxima vez que viesse iria querer fazer o passeio com a protagonista, o passeio de Kazuki ocorreu sem problemas. Algum tempo depois, ela recebeu o cônsul do Japão e ele disse que queria fazer um passeio com a pesquisadora, O cônsul trazia as cinzas de Kazuki que queria ter as mesmas jogadas no rio pela professora.
5. Dois poetas da província
Temática: Literatura estrangeira, experiência senil, poesia
Personagens: Albano (aluno), Zéfiro (ex-professor).
Síntese: A história fala sobre Albano e Zéfiro, Albano era filho de um magnata de Manaus, é jovem e ambicioso e domina o francês. Zéfiro,professor de Albano, era bem mais velho que este. Em 1981, em um hotel no Amazonas, embora com pressa, Albano convidou Zéfiro para um jantar de despedida, Zéfiro fala sobre as várias coisas que já passou. Zéfiro interpretou aquele jantar como uma referência a sua morte por já estar velho, mas seu orgulho superava seu modo. Zéfiro acaba de jantar e vai para sua casa.
6. O adeus do comandante
Temática: violência, traição, morte
Personagens: o comandante Dalberto.
Síntese: Um velho conta a história de um homem chamado Dalberto que era dono de um barco, e que vira a Princesa Anaíra matar o seu irmão que traía a mesma.
7. Manaus, Bombaim, Palo Alto
Temática: profissão de escritor Personagens: Rajiv Kumar Sharma, almirante indiano; um escritor amazonense.
Síntese: Um escritor amazonense recebe um telefonema do governo pedindo que ele recebesse em sua casa um almirante indiano: Rajiv Kumar Sharma. O almirante dizia que queria conhecer um autor amazonense, pois considerava a Amazônia um labirinto. O narrador comenta que não conhece muito sobre a literatura indiana. A chegada em sua casa é constrangedora: chove bastante e por isso o apartamento fica com goteiras, e o gato do narrador fica se esfregando na roupa do almirante. Anos mais tarde, descobre que o almirante era na verdade, um cronista que escreve que a estadia na casa do narrador foi como ter estado em um chiqueiro.
8. Dois tempos
Temática: recordações da infância, morte, música
Personagens: Ranulfo, Aina, narrador.
Síntese: O narrador volta a Manaus a fim de tentar fazer uma surpresa ao tio Ranulfo, com quem morou quando tinha somente 14 anos. Foi caminhar e viu uma vizinha e ex-aluna do conservatório. Aina(a vizinha) perguntou se ele lembrava da professora Tarazibula. Ele relembra a época que ele ia para o conservatório, ela pega um vela e puxa o narrador até uma sala. Ele, mesmo hesitante, entra e vê seu tio debruçado sobre o corpo da professora.
para ler a continuação